Ensinando a Computação por meio de Programação com App Inventor
Autores
Guilherme Trilha Daniel
Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Christiane Gresse von Wangenheim
Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Giselle Araújo e S. de Medeiros
Escola Básica Municipal Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino/ Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME)
Nathalia da Cruz Alves
Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A partir da proximidade de alunos do Ensino Fundamental com smartphones, uma forma cativante de ensinar computação pode ser pela programação de aplicativos móveis. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar o design instrucional de uma oficina para ensinar a programação de aplicativos com a ferramenta App Inventor alinhada ao currículo de referência ACM/CSTA K-12. A unidade instrucional foi aplicada em duas turmas de uma escola pública em Florianópolis/SC e apresentou resultados significativos em termos da aprendizagem, facilidade e experiência de aprendizagem, promovendo um grande efeito instigador e despertando o interesse de alunos a aprender a programação.