Ensinando a Computação por meio de Programação com App Inventor

Autores

  • Guilherme Trilha Daniel Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christiane Gresse von Wangenheim Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giselle Araújo e S. de Medeiros Escola Básica Municipal Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino/ Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME)
  • Nathalia da Cruz Alves Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD)/ Departamento de Informática e Estatística (INE)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p357-365

Resumo

A partir da proximidade de alunos do Ensino Fundamental com smartphones, uma forma cativante de ensinar computação pode ser pela programação de aplicativos móveis. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar o design instrucional de uma oficina para ensinar a programação de aplicativos com a ferramenta App Inventor alinhada ao currículo de referência ACM/CSTA K-12. A unidade instrucional foi aplicada em duas turmas de uma escola pública em Florianópolis/SC e apresentou resultados significativos em termos da aprendizagem, facilidade e experiência de aprendizagem, promovendo um grande efeito instigador e despertando o interesse de alunos a aprender a programação.

Downloads

Publicado

03-05-2017

Edição

Seção

Artigos Completos