Software Pedagógico para Melhoria de Habilidades Cogniti-vas em Crianças com Espectro Autista

Autores

  • Matteus C. Moreira Universidade CEUMA - UNICEUMA
  • Christian D. de Oliveira Universidade CEUMA - UNICEUMA
  • Gylnara K. F. C. Almeida Universidade CEUMA - UNICEUMA
  • Yonara C. Magalhaes Universidade CEUMA - UNICEUMA
  • Will R. M. Almeida Universidade CEUMA - UNICEUMA

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p307-316

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um game, o MOTIVAEduc, para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e baseado na metodologia Análise do Comportamento Aplicada (ABA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão se tornando ferramentas poderosas na promoção de atividades educacionais e na evolução funcional dos alunos. Foram utilizados para o desenvolvimento da proposta referências bibliográficas, princípios da ciência ABA, trabalhos similares, além de outros softwares voltados para o autismo. Como resultado foi alcançado o desenvolvimento do software MOTIVAEduc e o mesmo sugere que a abordagem em questão é uma tecnologia promissora no apoio do desenvolvimento de suas habilidades e competências cognitivas.

Downloads

Publicado

03-05-2017

Edição

Seção

Artigos Completos