Interação de objetos virtuais através de posturas da mão

Autores

  • Pedro H. L. da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF Laboratório de Ciências Matemáticas – LCMAT Av. Alberto Lamego, 2000 28015-620 Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
  • Luis Rivera Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF Laboratório de Ciências Matemáticas – LCMAT Av. Alberto Lamego, 2000 28015-620 Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
  • Annabell del Real Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF Laboratório de Ciências Matemáticas – LCMAT Av. Alberto Lamego, 2000 28015-620 Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
  • Fermin Tang Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF Laboratório de Ciências Matemáticas – LCMAT Av. Alberto Lamego, 2000 28015-620 Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.pp.134-143

Resumo

Os meios de interação entre usuário/computador são predominantemente através de teclados, mouse, keypads, etc. Recentemente vem surgindo meios alternativos de interação com o computador, como os gestos que produzem comandos, usando técnicas de reconhecimento de padrões e visão computacional. Neste trabalho é desenvolvido um ambiente virtual cuja interação com o usuário acontece através do reconhecimento de posturas de mão predefinidas. Esse sistema é construído sobre a base de algoritmos de segmentação de forma que a mão do usuário fosse capturada através de uma webcam, caracterizada usando momentos de Hu e representada em uma rede neural Perceptron multicamada para sua classificação. Para a interação dos objetos no ambiente virtual 3D, as posições são obtidas a partir das variações das imagens da mão capturas pela webcam.

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