Recuperação de Informações Textuais e Multimídia Utilizando Expansão de Consulta a Recursos da WEB 2.0

Autores

  • Vinícius Roggia Gomes Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Palhoça – Santa Catarina
  • Paulo Henrique Guimarães Fidencio Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Palhoça – Santa Catarina
  • Flávio Ceci Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Palhoça – Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento Florianópolis – Santa Catarina
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento Florianópolis – Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Araranguá Araranguá – Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.pp.41-50

Resumo

Atualmente, a rápida expansão na geração de informações em meio digital, seja na Web ou nas organizações em geral, promove desafios, principalmente em como lidar com essa informação que se apresenta de diferentes maneiras e formatos. Por outro lado, cria oportunidades na implementação de soluções que consigam, de maneira rápida e eficiente, encontrar a informação adequada para determinada demanda. Esse artigo propõe um sistema de recuperação de informação que realize consultas em documentos textuais e através da expansão dessas consultas, obtidas através de anotações das palavras-chave contidas em cada documento, possibilite a obtenção de conteúdo relacionado, tais como imagens, vídeos e outros sites similares. Para validar o sistema foi desenvolvido um protótipo e aplicado um estudo de caso em que, professores puderam publicar e anotar determinado documento de uma disciplina visando fornecer aos alunos uma ferramenta
para localizar conteúdo relacionado. Uma avaliação inicial realizada por meio de questionários aplicados a um conjunto de usuários mostrou aderência entre a consulta inicial e o conteúdo relacionado obtido como resultado.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Completos: Educação