Análise de Componentes Principais Aplicada a Avaliação Discente: Um Estudo de Caso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • T. E. V. Silva Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • T. I. A. Souza Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • F. F. Barros Filho Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • F. J. Santos Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • P. R. B. Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • G. Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • A. O. Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará
  • F. H. L. Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC) GPEC - Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada Campus do Pici Fortaleza – Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.pp.71-80

Resumo

Este artigo descreve a utilização da análise de componentes principais (PCA) como ferramenta de análise de dados da avaliação de aprendizagem discente em cursos de graduação semi-presencial. Serão descritas as transformações lineares referentes ao modelo matemático, bem como o software
utilizado para sua aplicação. Esse experimento foi aplicado em dados coletados na forma de notas obtidas pelos alunos em atividades de fóruns, chat e portfólios em um Ambiente Virtual de Ensino. Os resultados sugerem atividades e conteúdos que apresentam elevados graus de correlação, além dos graus
de significância das notas obtidas em determinadas atividades.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Completos: Educação