Interface do usuário baseada em voz como ferramenta para promover o ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Autores

  • André Brasileiro da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Computação e Informática Rua da Consolação, 930 CEP: 01302-907 Consolação - São Paulo
  • Luiz Fernando da Silva Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Computação e Informática Rua da Consolação, 930 CEP: 01302-907 Consolação - São Paulo
  • Valéria Farinazzo Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdade de Computação e Informática Rua da Consolação, 930 CEP: 01302-907 Consolação - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.pp.81-90

Resumo

Este artigo estuda o uso de interfaces do usuário baseada em voz no auxílio ao aprendizado de língua estrangeira, inserida no contexto de melhorar atividades práticas de escuta e compreensão de textos, bem como a pronúncia correta de palavras. Através de técnicas de reconhecimento e síntese de voz, foi desenvolvida a aplicação VAL, que segue uma metodologia específica para o desenvolvimento de aplicações VUI.

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Artigos Completos: Educação