Serviços ecossistêmicos prestados pelos promontórios costeiros no litoral centro-norte de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v21n2.11172Resumo
Serviços ecossistêmicos são benefícios que o homem obtém dos ecossistemas. O meio ambiente exerce suas funções e o homem e suas atividades econômicas são dependentes destes serviços. Promontórios rochosos são elevações rochosas acima do nível da praia que avançam em direção ao mar, com alinhamento predominantemente perpendicular à linha de costa, formando praias de enseada entre eles. O objetivo desta pesquisa foi analisar os serviços ecossistêmicos prestados pelos promontórios costeiros dos municípios de Penha, Itajaí e Balneário Camboriú - SC, considerando os benefícios que eles trazem ao homem, seus pontos em comum e suas peculiaridades. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, entrevistas com diferentes usuários da área de estudo e mapeamentos da estrutura da paisagem dos promontórios com fins de avaliar a situação espacial no contexto de serviços ecossistêmicos. Os resultados indicaram predominância dos serviços de Suporte, como manutenção da diversidade biológica e conservação dos solos. Porém, de acordo com as entrevistas, os serviços mais percebidos pelos atores sociais são os de Regulação e Cultural, como proteção costeira e atividades de lazer.Downloads
Publicado
2019-05-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.