Ecologia da paisagem como Ferramenta de análise para a conservação da biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v21n2.12563Resumo
A fragmentação é um dos principais fatores de perda de biodiversidade. Estudos dentro de uma abordagem integrada da paisagem buscam ampliar a condição de conectividade da matriz que envolve os fragmentos para garantir a permanência das espécies. O objetivo deste estudo foi avaliar os fragmentos florestais na foz do Rio Itajaí-Açu, quanto à área, perímetro e forma. A área selecionada abrange o município de Itajaí e Navegantes. Para a identificação dos elementos da paisagem (matriz, corredores e manchas), utilizou-se uma imagem da área obtida a partir do Atlas Ambiental da Foz do Rio Itajaí-Açu. Foram selecionados 8 fragmentos para duas métricas, área e perímetro. A delimitação da área urbanizada foi obtida com o software GIMP. A área e perimetro dos fragmentos foram obtidos com o aplicativo Google Earth. A partir das métricas áreas e perímetor foi calculado o fator de forma para cada fragmento. Na área de estudo a matriz foi classificada como urbanizada, onde os fragmentos são classificados como vegetação remanescente e em regeneração. Como corredores, temos vegetação de restinga, rios, vegetação ciliar e vias. Três fragmentos possuem mais de 800 hectares. Fator esse interessante, sendo que áreas maiores são reconhecidas como mais eficientes para abrigar mais espécies. Quando incorporamos o fator de forma nesta avaliação, este foi elevado nos maiores fragmentos. Esse padrão indica que a forma desses fragmentos gera um alto valor de perímetro e, conseqüentemente, um efeito de borda possivelmente maior. No entanto, isso não significa que esses e outros remanescentes florestais não sejam importantes nessa paisagem fragmentada. Esses dados indicam que ações podem ser propostas para obter um perímetro reduzido e, assim, reduzir o fator de forma. Palavras-chave: Ecologia da paisagem, fragmentação, conservação, biodiversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.