Programa de Educação Ambiental para Projetos Produtores de Água: Estudo de Caso da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú- SC, Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v22n1.13262

Resumo

O Programa Produtor de Água no Brasil é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas, criada com o objetivo de reduzir a erosão e o assoreamento de corpos d'água em áreas rurais. O projeto Produtor de Água, que adota a política pública de Pagamento por Serviços Ambientais, foi implementado na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, Estado de Santa Catarina, em 2013. Uma meta do projeto PA é a criação de um Programa de Educação Ambiental. O presente trabalho apresenta de forma sistematizada uma proposta de Programa de Educação Ambiental para projetos de Produtores de Água. A proposta inclui reuniões com proprietários de rurais e residentes, ações educacionais, desenvolvimento e distribuição de materiais didáticos de divulgação, concursos de redação e programetes, blitz educacional e parcerias com instituições que não estejam envolvidas nos projetos Produtor de Água.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Santos, Univali-Itajaí

Pos-graduaçao -Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (concluindo) - Univali

Pos-gradução LAto sensu - Engenharia de Produção - IETEC

Graduação - Química - Licenciatura - UFMG

Paulo Ricardo Schwingel, UNIVALI

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991) e doutorado em Ciências Naturais pela Universität Hamburg - Alemanha (1998). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí no Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, no Curso de Oceanografia e no Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Atua nas áreas de dinâmica populacional, manejo e conservação de recursos pesqueiros marinhos; ictiologia (elasmobrânquios e teleósteos) e recursos hídricos (gestão de bacias hidrográficas e qualidade ambiental de rios e estuários).

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Publicado

2019-06-27

Edição

Seção

Notas Técnicas