Apetrechos e técnicas de pesca utilizados por pescadores artesanais em lagos periurbanos no Baixo Amazonas (Pará-Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v26n1.17413Resumen
O estudo descreve os apetrechos de pesca utilizados pelos pescadores de quatro lagos periurbanos de Santarém, na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, baseado nos seus conhecimentos tradicionais acerca do uso dessas artes e as principais espécies capturadas. Nos anos de 2015, 2016 e 2017 foram realizadas visitas de campo em ações junto às comunidades e bairros no entorno dos lagos estudados obtendo-se informações detalhadas sobre as artes de pesca mediante a aplicação de formulários semiestruturados. Os pescadores utilizam 11 tipos diferentes de rede, três métodos de pesca com linha e anzol e três tipos distintos de arte de lançar na região. A utilização dos apetrechos de pesca é limitada as espécies alvos a serem capturadas e oscilam entre as mudanças dos ambientes e momentos do ciclo hidrológico local.
Palavras-chave: Artes de pesca. Ambiente lacustre. Conhecimento Tradicional. Amazônia.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.