Apetrechos e técnicas de pesca utilizados por pescadores artesanais em lagos periurbanos no Baixo Amazonas (Pará-Brasil)

Autores/as

  • Elizabete de Matos Serrão Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Luan Campos Imbiriba Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Zaqueu dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Diego Maia Zacardi Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v26n1.17413

Resumen

O estudo descreve os apetrechos de pesca utilizados pelos pescadores de quatro lagos periurbanos de Santarém, na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, baseado nos seus conhecimentos tradicionais acerca do uso dessas artes e as principais espécies capturadas. Nos anos de 2015, 2016 e 2017 foram realizadas visitas de campo em ações junto às comunidades e bairros no entorno dos lagos estudados obtendo-se informações detalhadas sobre as artes de pesca mediante a aplicação de formulários semiestruturados. Os pescadores utilizam 11 tipos diferentes de rede, três métodos de pesca com linha e anzol e três tipos distintos de arte de lançar na região. A utilização dos apetrechos de pesca é limitada as espécies alvos a serem capturadas e oscilam entre as mudanças dos ambientes e momentos do ciclo hidrológico local.

Palavras-chave: Artes de pesca. Ambiente lacustre. Conhecimento Tradicional. Amazônia.

Biografía del autor/a

Elizabete de Matos Serrão, Universidade Federal do Oeste do Pará

Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca de Águas Interiores-Leipai, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas-ICTA, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, 68040-470, Santarém, Pará, Brasil.

Luan Campos Imbiriba, Universidade Federal do Oeste do Pará

Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca de Águas Interiores-Leipai, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas-ICTA, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, 68040-470, Santarém, Pará, Brasil.

Zaqueu dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas-ICTA, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, 68040-470, Santarém, Pará, Brasil

Diego Maia Zacardi, Universidade Federal do Oeste do Pará

Coordenador do Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca de Águas Interiores-Leipai, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas-ICTA, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, 68040-470, Santarém, Pará, Brasil

Publicado

2022-11-07

Número

Sección

Artigos