Percepção dos atores sobre programas de PSA: um estudo de caso do Projeto Produtor de Águas Pipiripau-DF
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v26n1.17924Resumo
O Projeto Produtor de Água do Pipiripau, desenvolvido no Distrito Federal desde 2012, esta inserido no Programa Produtor de Água desenvolvido pela Agência Nacional de Água com o intuito de promover melhorias nas condições hídricas e a adoção de estratégias de manejo com base na política de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, entretanto ressalta-se a necessidade de averiguar as informações sobre o desenvolvimento do projeto e seus resultados. Nesse sentido, este estudo visa a descrição do desenvolvimento das atividades no Projeto Produtor de Água do Pipiripau-DF, a partir da percepção dos principais atores envolvidos, para a compreensão da evolução do projeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com a aplicação de questionários, em que foi possível obter a participação de 13 produtores rurais e 16 instituições parceiras. Os resultados indicam que tanto os gestores como os produtores rurais apresentaram uma percepção similar quanto aos aspectos gerais do projeto, entretanto, quando questionados sobre a situação hídrica e a divulgação do projeto os gestores demonstraram que possuem uma informação superficial do assunto. Observa-se ainda que os gestores possuem dificuldades quanto à falta de coordenação das atividades desenvolvidas e quanto ao acompanhamento das atividades através de imagens de satélite, o que se torna um fator limitante para o avanço do projeto. Também destaca-se a necessidade da aproximação dos gestores do projeto aos critérios de boa governança a fim de validar a efetividade da implementação de políticas públicas.Downloads
Publicado
2022-09-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.