Um novo método para avaliar a vulnerabilidade de aquíferos
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v15n2.p29-40Resumo
O mapeamento dos índices de vulnerabilidade é útil para o planejamento e uso da terra e da água, particularmente na preservação da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos. O principal escopo desta pesquisa é desenvolver um método no qual a vulnerabilidade seja determinada priorizando aspectos quantitativos sobre os qualitativos, procurando definir as variáveis com a menor subjetividade possível de maneira a permitir a comparação das vulnerabilidades dos diversos tipos de aquíferos de diferentes regiões. O objetivo é descrever a vulnerabilidade intrínseca dos aquíferos com um sistema constituído por um conjunto de entidades inter-relacionadas que cooperam para um objetivo comum, a proteção ou a vulnerabilidade dos mesmos. Para aplicação no modelo foram selecionadas somente as variáveis passíveis de serem medidas. A análise das relações entre as variáveis e a vulnerabilidade foi determinante para a dedução do modelo algébrico proposto. O resultado é um novo método capaz de descrever a vulnerabilidade dos aquíferos, utilizando um conjunto de componentes relacionados para determinar um índice de vulnerabilidade. Este método é representado por uma equação algébrica simples, constituída por um conjunto de relações matemáticas e lógicas entre as variáveis e a vulnerabilidade com termos definidos de forma clara, onde as relações matemáticas entre as variáveis e a vulnerabilidade são precisamente descritas.Downloads
Publicado
2011-12-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.