ASPECTOS HIDRODINÂMICOS DA ENSEADA DA ARMAÇÃO DE ITAPOCOROY, SC.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v3n1.p99-109Resumo
Este trabalho reúne informações disponíveis de variávies ambientais que permitem realizar uma avaliação das condições hidrodinâmicas da enseada da Armação de Itapocoroy. Dados de velocidade e direção de correntes, maré, vento, salinidade, temperatura, turbidez e a batimetria foram obtidos em diferentes ocasiões, porém em conjunto permitem elaborar um quadro preliminar da capacidade de suporte deste ambiente para manter a atividade de cultivo de moluscos marinhos. A taxa de renovação de água é da ordem de alguns dias, e a proximidade da desembocadura do estuário do Rio Itajaí-açu faz com que a pluma deste regularmente avance para o interior da enseada. A ação ocasional de ondas de tempestade de leste, juntamente com correntes devido ao vento e à maré, atuam na remoção de detritos gerados pelos cultivos.Downloads
Publicado
2010-10-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.