MICRORGANISMOS ASSOCIADOS À FLORAÇÕES DA CIANOBACTÉRIA Trichodesmium hildebrandtii NA COSTA DE SANTA CATARINA.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v1n1.2614Resumo
Durante um cruzeiro oceanográfico na costa de Santa Catarina (Lat. 26°S to 27°S) em Novembro de 1994 foi observada uma conspícua floração da cianobactéria Trichodesmium hildebrandtii. Foram distinguidos dois aspectos na floração: manchas compostas por colônias saudáveis apresentando uma coloração marrom (5 colônias/L) e manchas compostas por colônias senescentes com coloração esbranquiçada (1200 colônias/L). Quantificações do fitoplâncton e do protozooplâncton associados às manchas revelaram densidades de até 7 vezes superiores nas amostras provenientes das manhas de aspecto senescente em relação às do aspecto saudável. De acordo com os resultados, sugere-se que o nível de senescência e decomposição da floração da cianobactéria pode determinar trocas na estrutura das assembléias fitoplanctônicas associadas. A floração como um todo pode ser considerada sazonal e relacionada ao aumento da influência de massas de água tropical nos meses de primavera e verão na costa catarinense.Downloads
Publicado
2006-10-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.