Dilemas do emprendedorismo pesqueiro de pequeno porte no sul de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v18n1.p61-70Resumo
Este trabalho analisa a importância da pesca e da aquicultura no Território Sul Catarinense na ótica do desenvolvimento territorial sustentável. Um modelo de análise foi elaborado para orientar metodologicamente a pesquisa. Estudos preliminares indicaram a existência de quatro cadeias de valor relacionadas à pesca e à aquicultura no Território, com produtos oriundos da pesca industrial, pesca artesanal, carcinocultura e de tanques de água doce. Embora funcionem articuladas essas cadeias apresentam estruturas e graus de coordenação distintos, mas todas agindo de maneira incipiente no desenvolvimento do território. As debilidades relacionadas aos ambientes institucional e organizacional evidenciam a concentração dos ganhos obtidos por agentes que controlam as etapas finais das cadeias, demonstrando a necessidade de combinar aspectos ligados à preservação dos ecossistemas, fortalecimento de laços de cooperação e construção de empreendimentos que fortaleçam a participação econômica dos pescadores artesanais.Downloads
Publicado
2014-06-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.