Diversidade e riqueza de rotíferos de um lago meandrico da planície de inundação do rio Juruá, Acre
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v21n1.6520Resumo
O Acre é rico em biodiversidade. Na planície de inundação do Rio Juruá são encontrados vários meandros abandonados, onde os estudos sobre a estrutura populacional do zooplâncton são ainda escassos. O objetivo deste trabalho é avaliar a riqueza e abundância de Rotifera em duas épocas sazonais e diárias, no Lago do Miritizal no período de maio e outubro de 2012, partindo do pressuposto que as épocas influenciam na estrutura e dinâmica da comunidade. O Lago do Miritizal é de água branca, considerado uma área não antropizada, onde a única atividade exercida neste lugar é a pesca de subsistência no período da vazante. As coletas foram realizadas na época da vazante e enchente. As características da água temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez e clorofila foram mensuradas. As amostragens de zooplâncton foram realizadas durante (07) sete dias em dois períodos sazonais, com rede de plâncton (malha de 55 μm). Os resultados mostraram diferenças tanto para as características da água, como para o zooplâncton, entre os períodos e entre os dias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.