Análise granulométrica de sedimentos arenosos de praias através de imagens digitais. Descrição de um protocolo de mensuração de partículas no software ImageJ - Fiji.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v19n2.6874Resumo
A análise granulométrica de sedimentos arenosos pode ser realizada através de diferentes técnicas como o peneiramento, a decantação, a difração a laser ou ainda a análise de imagens digitais. A técnica de análise de imagens digital vem sendo difundida por ser considerada a de mais baixo custo, contudo, a maioria dos trabalhos que descrevem o método utilizam programas de computador complexos e pagos. O objetivo do presente trabalho é descrever e avaliar um protocolo metodológico de fácil acesso e baixo custo utilizando para a análise da imagem digital o software ImageJ. Os resultados obtidos em dez amostras de sedimentos arenosos utilizando o protocolo descrito foram comparados com os resultados de analises granulométricas feitas através do método de peneiramento e de difração a laser. De forma geral, os métodos de análise de imagem e a difração a laser tiveram os resultados similares. Estes resultados concordaram em 60% das classificações textuais (considerando os parâmetros estatísticos de média e seleção). Nas classificações dispares, os valores absolutos estiveram bem próximos dos limites dessas classificações, com diferenças entre métodos de apenas 0,1Ø (e.g. #45). Desta forma, a análise de imagem digital utilizando o programa livre ImageJ mostra-se uma ferramenta de ótima acurácia e robustez, além de ser de baixo custo e fácil acesso.Downloads
Publicado
2016-09-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.