Modelagem da vulnerabilidade dos aquíferos no município de Aracatu - sudoeste do estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v17n1.p53-60Resumo
Para assegurar o uso sustentável da água e a adequada proteção do aquífero é necessário conhecer as áreas de maior vulnerabilidade à contaminação e estabelecer programas específicos de inspeção e monitoramento. O objetivo desta pesquisa foi o de modelar a vulnerabilidade dos aquíferos no município de Aracatu utilizando os métodos DRASTIC, GOD e MAIA, com a finalidade de comparar os resultados obtidos. Neste trabalho são apresentados os resultados da cartografia da vulnerabilidade dos aquíferos no município de Aracatu, localizado no sudoeste do estado do Estado da Bahia na região semi-árida, onde a população convive com secas recorrentes e escassez de água de boa qualidade. A região está situada na parte centro-sul do Craton de São Francisco, onde afloram rochas cristalinas de idade Proterozóica e Arqueana com uma diversidade de alinhamentos estruturais, predominantemente nas direções NW-SE e NE-SW, paralelos aos principais sistemas de fraturas que se constitui em um sistema aquífero fissural de grande importância para o abastecimento rural, principalmente nos períodos secos, quando a água subterrânea é a única alternativa para o abastecimento da população. Os índices de vulnerabilidade foram calculados e modelados, utilizando o software Surfer 8.0. Os índices de vulnerabilidade foram correlacionados entre si e com as concentrações de nitrato, por meio de mapas e gráficos para avaliar o comportamento de cada um deles.Downloads
Publicado
2013-12-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.