A ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA APLICADA A WEBSITES: uma análise dos restaurantes premiados pelo Guia Michelin na cidade de São Paulo (BRA)

Autores

  • Pedro Henrique Drudi
  • Mariana Silva Lopes
  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v2n2.p78-110

Palavras-chave:

Alimentos e Bebidas, Experiência em websites, Marketing de Experiência, Restaurantes, Guia Michelin.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma análise de experiência em restaurantes através de websites. Para tanto busca-se fazer uma conexão entre as esferas da experiência propostas por Pine II e Gilmore (1999) a partir da adaptação do roteiro de experiência física em restaurantes desenvolvido por Gimenes, Fraiz e Gândara (2012) para o universo virtual. A aplicação do modelo adaptado foi testada nos treze restaurantes da cidade de São Paulo contemplados com estrelas na edição de 2016 do Guia Michelin Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre os principais resultados verificou-se que os websites conseguem, com sucesso, materializar a proposta da casa e antecipar a experiência que será vivenciada in loco. Contudo, verifica-se algumas lacunas informativas, bem como o pouco uso, por parte de alguns websites, de recursos interativos que poderiam enriquecer a experiência de navegação.

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Artigos