ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE OS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA PRAIA DA PIPA/RN
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v2n3.p37-64Palavras-chave:
Dependência econômica, Impactos do turismo, Percepção dos residentes, Apoio do Residente.Resumo
O estudo objetiva analisar a relação entre dependência econômica e percepção dos residentes sobre o desenvolvimento turístico da Praia da Pipa/RN, um dos destinos indutores do estado. A hipótese principal é que a parcela da comunidade local que depende economicamente do turismo possui percepção mais positiva sobre os impactos da atividade, apego e imagem do local, como também apoio ao desenvolvimento turístico superior ao da parcela que não depende economicamente do setor. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório descritivo, de abordagem analítica quantitativa, do tipo Survey, de corte transversal. A amostragem foi probabilística, com o sujeito escolhido pelo método aleatório simples. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário baseado em escala métrica de 11 pontos, onde foram coletados 298 elementos na Praia da Pipa/RN. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste t para amostras independentes. Dentre os resultados, foi possível confirmar a hipótese de que os residentes que dependem economicamente do turismo possuem percepções estatisticamente significativas mais favoráveis sobre os impactos no desenvolvimento do turismo do que a parcela da comunidade que não é beneficiada diretamente pelo trabalho no setor, em todas as dimensões estudadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.