Economic analysis of the gastronomy sector in Brazil, the northeast region and the state of Paraíba: contribution of the sector to the economy and the labor market
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v5n1.p01-15Palavras-chave:
Economic analysis. Food Sector. Job market.Resumo
The objective of this research was to analyze the food sector in Brazil, the Northeast Region and in the State of Paraíba from the economic perspective, seeking to systematize information about the sector, as these have been contributing to the growth of the Brazilian economy and the profile of the Brazilian market work. The main source of data collection was the Brazilian Institute of Geography and Statistics. The mains variables obtained were the number of local units, total employed people, wages and other salaries, with geographic coverage of Brazil, the Northeast region and the state of Paraíba, and historical series from 2007 to 2015. With data collected, it is possible to affirm that the housing and food sector represented, in 2015, 2.38% of what was produced by the companies to make up the Gross Value Added (GVA) of the country. Speaking specifically about food companies, these corresponded to 3.60% of the total staff employed, but only to 1.63% of salaries paid, demonstrating a need for greater appreciation of the professional of the area. In dealing specifically with the Northeast and Paraíba, it is concluded that, in general, the food sector grew more in the region and state than in the national average, except for wages.
Referências
Arbache, J. & Teles, V. (2006). A economia brasileira e a gastronomia. In W. Araújo & C. Tenser (Ed.), Gastronomia – Cortes e Recortes. Brasília: Editora SENAC DF.
Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação – ABIA. (2017). Canais de Distribuição da Indústria de Alimentação no Mercado Interno. Retrieved from: www.abia.org.br/vsn/anexos/mercadointerno2016.pdf.
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL. (2016). Pesquisa de Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar – 2º Trimestre de 2016. Retrieved from: pe.abrasel.com.br/component/content/article/7-brasil-sabor-2016/789-23092016-pesquisa-de-conjuntura-economica-do-setor-de-alimentacao-fora-do-lar-2o-trimestre-de-2016.
Blanchard, O. (2011). Macroeconomia. 5ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Escola de Gastronomia Aires Scavone - EGAS. (s.d.). A Gastronomia - Um pouco de história. Retrieved from: www.egasrs.com.br/gastronomia
Estadão. (2011). Entenda: o que é o PIB e como ele é calculado. Estadão Economia & Negócios. Retrieved from: economia.estadao.com.br/noticias/negocios,entenda-o-que-e-o-pib-e-como-ele-e-calculado,82627e.
Guia do Estudante. (2012). Saiba mais sobre a carreira de Gastronomia. Revista Abril. Retrieved from: guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/saiba-mais-sobre-a-carreira-de-gastronomia/.
Guia do Estudante. (2011). Os 3 melhores cursos de Gastronomia do Brasil. Revista Abril. Retrieved from: guiadoestudante.abril.com.br/blog/melhores-faculdades/os-3-melhores-cursos-de-gastronomia-do-brasil/.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Contas Nacionais Trimestrais: Valores Correntes do PIB. Retrieved from: www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/pib-vol-val_201604_8.shtm.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2009). Contas Regionais de 2003-2007. Retrieved from: ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2003_2007/comentarios.
Malhotra, N. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.
Melo, J. (2000). Restaurantes surgem para matar fome de convívio. In Folha de São Paulo. Edição Comemorativa em Homenagem aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Retrieved from: http://www1.folha.uol.br/fol/brasil500/comida14.html.
Mercado e Consumo. (2019). Pesquisa CREST®: Foodservice brasileiro segue tendência de crescimento. Imprensa Mercado e Consumo. Retrieved from: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/07/08/foodservice-brasileiro-segue-tendencia-de-crescimento/
Mundo Vestibular. (s.d.). Descubra onde tem faculdade de Gastronomia. Retrieved from: https://www.mundovestibular.com.br/articles/18695/1/Onde-tem-faculdade-de-Gastronomia/Paacutegina1.html
Nogami, O. (2016). Princípios de Economia. São Paulo: Cengage Learning.
Paraíba Online. (2017). PIB da Paraíba registra terceiro maior crescimento do Northeast. Canal Paraíba Online. Retrieved from: https://paraibaonline.com.br/2017/11/pib-da-paraiba-registra-terceiro-maior-crescimento-do-nordeste/.
Pessoa, M. (2017). PIB e VAB do RS. In Pessoa, M. (Ed.). Atlas FEE. Porto Alegre: FEE. Retrieved from: http://atlas.fee.tche.br/rio-grande-do-sul/economia/pib-vab-do-rs/.
Ribeiro, C. (2012.) Tudo pronto: o comer fora e o prazer reinventado. Tese (Doutorado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Salario.com.br. (2018). Salário de Chefe de Cozinha: Salários de todas as profissões. Retrieved from: https://www.salario.com.br/profissao/chefe-de-cozinha-cbo-271105/.
Salario.com.br. (2018). Salário de Gastrólogo: Salários de todas as profissões. Retrieved from: https://www.salario.com.br/profissao/gastrologo-cbo-271110/.
Terzian, F. (2015). Mesmo com crise, setor de alimentação continua a crescer no Brasil. Revista Forbes. Retrieved from: https://forbes.com.br/negocios/2015/06/mesmo-com-crise-setor-de-alimentacao-continua-a-crescer-no-brasil/.
Valor Econômico. (2015). Alimentação concentra 20% das empresas no setor de serviços, nota IBGE. Retrieved from: http://www.valor.com.br/brasil/4237816/alimentacao-concentra-20-da-empresas-no-setor-de-servicos-nota-ibge.
SILVEIRA, M.A (2014). Geografia aplicada ao turismo: Fundamentos teóricos-práticos. Curitiba: Intersaberes. 327 p.
UNWTO (2019). Panorama OMT del Turismo Internacional. Edición 2018. Madri:. Available at: https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284419890 On Apr 2019.
UNWTO (2010). Recomendaciones Internacionales para Estadísticas de Turismo 2008. Madri / Nova Iorque. Available at: https://unstats.un.org/unsd/publication/Seriesm/SeriesM_83rev1s.pdf on Apr 2019.
UNWTO. Turismo Internacional, gastos (US$ a precios actuales). Available at: https://datos.bancomundial.org/indicador/ST.I NT.XPND.CD?view=chart On 30 Apr 2019a.
UNWTO. Turismo Internacional, número de Arribos. Available at: https://datos.bancomundial.org/indicador/ST.INT.ARVL?view=chart On Apr 2019b.
UNWTO. Turismo Internacional, recibos (US$ a precios actuales). Available at: https://datos.bancomundial.org/indicador/ST.INT.RCPT.CD?view=chart On Apr 2019c.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.