Proximity tourism: An observational analysis of the use of instagram to promote the northeast of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v8i1.18892Resumo
With the changes in consumer profile, especially in tourism activity, facing the issues brought by globalization, greater access to and use of Technologies, and more recently, the restrictions imposed by the protocols to prevent contamination by the Covid-19 virus and its consequences, it has been necessary to change the way of experiencing tourism, leading the market to adapt to the new reality. Thus, the incentive to implement so-called Proximity Tourism has gathered strength, prompting the following research question: how has this type of tourism been addressed and how have the cities of the Brazilian Northeast have been working with this theme to promote their potential on the social network platform Instagram? The main objective of this study was to perform an observational analysis of what is being posted on this social network concerning proximity tourism, by investigating the use of the hashtag #turismodeproximity, and whether the cities of the Northeast of Brazil are using this Instagram tool. As the result of this research, it was found that of the total posts indexed with this hashtag, only a small number are directly related to this region, indicating a lack of dissemination, and consequently, failure to generate greater visibility for this tourism modality.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marília Ferreira Paes-Cesário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.