FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO E INSUCESSO DE CONSÓRCIOS

Autores

  • Vera Lúcia de Amorin FIC-CE
  • José Edmilson de Oliveira Cabral UNIFOR-CE
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIFOR-CE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v14n2.p169-188

Resumo

O Brasil, em recentes políticas de comércio internacional, tem estimulado à formação de consórcios de exportação, principalmente das pequenas e médias empresas. No decorrer de poucos anos, já é possível verificar que alguns consórcios lograram êxito no exterior, como o Flor Brasil/DF, enquanto que outros encerraram precocemente suas atividades, como o Ceará Vest Export/CE. Utilizando o método de estudo de casos múltiplos, tendo como referência os consórcios acima mencionados, este trabalho objetivou identificar com que intensidade as ações conjuntas de aprendizagem, cooperação e inovação determinam a eficiência ou ineficiência dos consórcios de exportação moda praia no mercado internacional. As análises foram efetuadas com base no conceito de Eficiência Coletiva. Os resultados demonstram que a eficiência do consórcio brasiliense deveu-se à obtenção de vantagens competitivas derivadas das ações conjuntas de inovações interempresariais adotadas pelos empresários, enquanto que a ineficiência do consórcio cearense deveu-se principalmente à falta de cooperação entre as empresas.

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Publicado

2008-07-31

Edição

Seção

Artigo