ATITUDE EMPREENDEDORA EM DISCENTES DE GRADUAÇÃO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n2.p191-208

Palavras-chave:

Comportamento empreendedor. Graduação. Empreendedorismo. Indivíduo.

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a atitude empreendedora dos discentes de graduação do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen. Atitude empreendedora foi definida com base na teoria do comportamento planejado, como a predisposição aprendida a atuar, ou não, de forma empreendedora. O comportamento foi analisado a partir do instrumento de medida da atitude empreendedora (IMAE) e se utilizou a escala Likert. A amostra é composta por 600 alunos. O instrumento obteve índices confiáveis. Realizou-se análise estatística e os resultados demonstraram que a universidade empreendedora deve ser mais atuante. Discentes que cursaram disciplinas relacionadas ao empreendedorismo e aqueles que trabalham obtiveram pontuação superior em detrimento aos demais. Os resultados do presente estudo podem contribuir para novas pesquisas relacionadas à temática. O estudo limitou-se à amostra pesquisada. Sugere-se que estudos futuros contemplem uma amostra maior em diferentes instituições e que também considerem professores para um maior entendimento do fenômeno pesquisado.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Contadora, especialista em Perícia, Auditoria e Contabilidade e em Gestão Pública, Mestra em Administração. Atualmente doutoranda em Administração.

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela FEA-USP. Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2017-08-11

Edição

Seção

Artigo