ESTUDO SOBRE A ANÁLISE AMBIENTAL DE AMEAÇAS DO PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS, E SEUS RESULTADOS APÓS 4 ANOS: O CASO DA IMPLANTAÇAO DE INCUBADORA TECNOLÓGICA NO INTERIOR DO PARANÁ NO ANO DE 2000

Autores

  • Ivan de Souza Dutra UNICENTRO
  • Alex Antônio Ferraresi Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Sílvio Aparecido Dos Santos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n1.p008-025

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi examinar a análise ambiental das ameaças identificadas no plano de ações estratégicas, que foi utilizado na implantação de uma incubadora de empreendimentos de base tecnológica (IEBT) em Guarapuava, no interior do Paraná, em 2000; e os resultados atingidos por essas ações nos anos seguintes, até 2004. Entrevistaram-se membros, dirigentes e ex-dirigentes da organização. Levantaram-se documentos da incubadora, periódicos, dados de censos, dados de governos, e utilizou-se da análise descritivo-interpretativa dos dados. Nos resultados observaram-se a eficácia de algumas ações estratégicas e a presença de alguns fatores estratégicos ambientais não identificados antes da criação da incubadora. Evidenciaram-se aspectos da identidade cultural e da realidade sócioeconômica da região. O planejamento estratégico serviu como ferramenta de organização, para instalação e controle, em que os dirigentes se preocuparam mais com as ações planejadas do que com a geração de estratégias emergentes do ambiente contingencial.

Biografia do Autor

Ivan de Souza Dutra, UNICENTRO

Secretária

Downloads

Publicado

2009-04-28

Edição

Seção

Artigo