REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PAPÉIS DE GÊNERO NAS MÚSICAS DE MARCAS DE MOTOCICLETA

Autores

  • Tonny Kerley de Alencar Rodrigues COPPEAD/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9185-069X
  • Leticia Moreira Casotti COPPEAD/Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n2(Mai/Ago).p198-211

Palavras-chave:

Textos Culturais. Música. Gênero. Negociação simbólica.

Resumo

A análise de textos culturais em estudos sobre o fenômeno do consumo permite a interpretação dos símbolos e dos significados contidos nas diferentes narrativas presentes, por exemplo, em propagandas, filmes, novelas, músicas, postagens na internet. Inspirada nessa direção, esta pesquisa tem por objetivo compreender relações e representações de gênero em músicas promocionais de motocicletas. Este estudo adotou como objeto de análise as músicas “Pop 100” e “Shineray” por uma abordagem qualitativa apoiada no paradigma interpretativo e dentro da perspectiva da Consumer and Culture Theory (CCT). As músicas selecionadas foram analisadas a partir da tradição hermenêutica e revelam uma hierarquia de gênero na posse da motocicleta, que está associada à liberdade para os homens e a situações de subordinação para as mulheres. Associações com a posse desse bem e com a ostentação de uma posição de prestígio sugerem homens em posição de dominação, enquanto a mulher aparece com uma conotação sexualizada. A negociação simbólica identificada nesses textos musicais parece influenciar comportamentos, tornando as pessoas mais propensas a reproduzirem valores e significados transmitidos por músicas locais que, além de descreverem um contexto social, também expressam significados culturais.

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Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Artigo