RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE O

Autores

  • Débora Rodrigues Pinho Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Martins Mendes de Luca Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Marcelle Colares Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Bruno Cals de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v14n1.p69-88

Resumo

Pretende-se analisar as teorias que cercam e justificam a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), partindo do confronto entre a Teoria da Maximização da Riqueza dos Acionistas e a Teoria dos Stakeholders; analisar a Contabilidade como instrumento de evidenciação e accountability da RSC; apresentar os aspectos legais e institucionais do setor elétrico brasileiro e analisar indicadores de RSC das empresas distribuidoras de energia elétrica da região Nordeste. O estudo compreende a análise de indicadores extraídos do Balanço Social e Demonstração do Valor Adicionado. Os resultados da pesquisa evidenciam que as empresas não apresentam uniformidade nos investimentos entre os três grupos de indicadores analisados: internos, externos e ambientais.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigo