A INFLUÊNCIA DO CONFLITO TRABALHO–FAMÍLIA E COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA NA PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA DE MULHERES DOCENTES

Autores

  • Martiele Gonçalves Moreira Universidade Federal do Pampa
  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n2(Mai/Ago).p177-193

Palavras-chave:

Conflito Trabalho-família, Comprometimento com a carreira, Sucesso na carreira,

Resumo

Com a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, o seu relacionamento pessoal e profissional modificou-se. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a influência das variáveis, conflito trabalho-família e comprometimento com a profissão na percepção de sucesso na carreira de docentes do gênero feminino das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Utilizou-se o método de pesquisa survey, por meio da abordagem quantitativa e caráter de pesquisa descritivo-exploratório. Foram enviados questionários online para as docentes das Universidades Federais do RS, obtendo uma amostra de 356 respostas. Estas respostas foram analisadas através de métodos estatísticos de correlação de Pearson e Regressão linear múltipla. Dessa forma, foi possível inferir que as mulheres docentes das Universidades Federais do RS, associam o seu sucesso ao grau de comprometimento com a carreira, e que estas, não consideram o conflito trabalho-família como um preditor influenciável na percepção de sucesso na carreira.

Biografia do Autor

Martiele Gonçalves Moreira, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UNIPAMPA.

Andressa Hennig Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa- Campus Santana do Livramento. Atua na Graduação e no Mestrado em Administração (PPGA/UNIPAMPA). Doutora em Administração (PPGA/UFSM). Mestre em Administração (PPGA/UFSM). Temas de interesse: Teoria Transformativa do Consumidor (TCR), Marketing, Comportamento do Consumidor, Empresa Familiar, Inovação Aberta.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Edição

Seção

Artigo