PERCEPÇÃO DE GESTORES DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DE EMPRESAS STARTUPS INVESTIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n1(Jan/Abr).p33-51

Palavras-chave:

Sistema de Controle Gerencial, Fundos de Investimentos, Startups.

Resumo

Evidências empíricas apontam que os Sistemas de Controle Gerencial (SCG) podem fornecer suporte à tomada de decisão no aporte de investimentos em startups. Assim, neste estudo, investiga-se a percepção de gestores de fundos de investimentos sobre o desenho e o uso do SCG de startups nas diferentes etapas do processo de avaliação do aporte financeiro. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com gestores de três fundos de investimentos e a construção de evidências empíricas foi amparada na análise do conteúdo das narrativas. Os resultados revelaram, quanto ao desenho do SCG, que a ênfase está na capacidade de o sistema fornecer controles alinhados: ao projeto da startup e do perfil do empreendedor; aos riscos assumidos e recursos investidos; e à negociação da compra/venda da participação do fundo, continuidade da startup e criação de valor. Quanto ao uso do SCG, o foco está em controles voltados: aos riscos assumidos e plano de ação; à valoração da empresa e informações para alcançar o objetivo organizacional; e às informações que evidenciem a relevância do fundo para a execução do projeto e criação de valor na startup. Conclui-se que o desenho e o uso do SCG apresentam-se como condutores do processo de aportes financeiros pelos fundos de investimento em startups e da mitigação dos riscos inerentes.

Biografia do Autor

Iago Franca Lopes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2017).

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Viviane Theiss, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigo