ESCALA DE APRENDIZAGEM INFORMAL: UM ESTUDO COM DOIS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v27n3(Set/Dez).p364-381

Palavras-chave:

aprendizagem informal, escala, aspectos pessoais, aspectos organizacionais.

Resumo

A aprendizagem informal baseia-se na cultura, na socialização e nas práticas dos indivíduos, consistindo em um processo de interação entre o indivíduo e o contexto. Assim, percebe-se a necessidade de explorar tanto as características individuais quanto as propriedades organizacionais que a influenciam. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é construir e apresentar evidências de validade interna de uma escala de aspectos pessoais e organizacionais que podem influenciar a aprendizagem informal, a fim de que as organizações possam utilizar tais achados para potencializar ou reduzir as barreiras para aprendizagem no ambiente de trabalho. Para tanto, emprega-se uma pesquisa de abordagem quantitativa. Para categorização dos aspectos pessoais, utiliza-se o Modelo dos Cinco Grandes Fatores, o qual resume a personalidade em: Extroversão, Socialização, Consciência, Neuroticismo e Abertura para Experiências. Já os aspectos organizacionais identificados são: Papel do Gestor, Integração da Equipe, Comunicação, Espaço Físico, Dinâmica das Atividades e Rotina de Trabalho. A validação da escala de aprendizagem informal revela que tanto os aspectos pessoais quanto os aspectos organizacionais facilitadores relacionam-se com a flexibilidade e a abertura para aprendizagem, já os aspectos inibidores estão relacionados a barreiras a essa elasticidade.

Biografia do Autor

Tiele Silveira Carrasco, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestre em Administração (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (2013) pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, Bacharel em Ciências Contábeis (2009) e em Administração (2010), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do quadro de servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul no cargo de Contadora (2012-atual).

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2005), Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Pelotas (2006), Mestre em Administração, com ênfase em Recursos Humanos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutora em Recursos Humanos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Pelotas e professora convidada no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Artigo