INTERNACIONALIZAÇÃO E REDES DE RELACIONAMENTO COMO PROPULSORES DE INOVAÇÕES: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA METAL-MECÂNICA

Autores

  • Rafael Rolow Furb
  • RICARDO FLORIANI FURB
  • MOHAMED AMAL FURB

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n4.p466-480

Resumo

Este artigo tem por objetivo identifi car inovações implementadas em empresa do setor metal mecânico com atividades exportadoras, para atender clientes internacionais e/ou tecnologias estrangeiras adotadas em seu parque fabril, os benefícios obtidos, as adequações aos produtos/processos necessários para atendimento de exigências externas e a infl uência das redes de relacionamento. A metodologia consiste em estudo de caso com aplicação de entrevista semiestruturada de perguntas abertas. O estudo de caso permitiu elencar como inovadora a proximidade com que a empresa se relaciona com seus clientes, com reduzida intervenção de agentes, o que possibilita a identifi cação de suas necessidades e a fl exibilidade que a linha de produção apresenta na adoção de melhoramentos nos produtos.

Downloads

Publicado

2011-12-23

Edição

Seção

Artigo