COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA SITUACIONAL VIVENCIADAS PELO LÍDER E LIDERADO: NOVOS DESAFIOS PARA MAX E RAFAEL
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v29n2(Mai/Ago).p227-240Palavras-chave:
Liderança Situacional, Líder, Liderado, Gestão de Pessoas.Resumo
Objetivo educacional: O presente caso de ensino tem por objetivo proporcionar um diagnóstico para os diferentes Níveis de Desenvolvimento da Liderança Situacional.
Tema principal: Liderança Situacional.
Dilema: Para tanto, apresenta o dilema do Max (líder), Diretor Administrativo no processo decisório relacionado ao Rafael (liderado) que estava na posição de Trainee como Gerente Comercial em uma das Empresas do Grupo Master, do qual ambos fazem parte.
Contextualização: Rafael precisava ser preparado para assumir esse novo cargo e junto com ele vários novos desafios.
Público: O caso foi elaborado para ser utilizado por alunos de graduação e de pós-graduação em disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas e Liderança, de forma presencial ou remota, tendo sido aplicado, remotamente, em uma turma de pós-graduação do curso de Engenharia de Produção e Qualidade, na disciplina de Desenvolvimento Gerencial. Espera-se, através de sua condução em sala de aula, tanto de forma presencial quanto remota, propiciar aos alunos a oportunidade de trabalhar com as fases de diagnóstico do Nível de Desenvolvimento para Liderança Situacional, assim como propor estratégias para o perfil profissional adequado para a situação apresentada.
Originalidade: Trata-se da adaptação de uma situação real, ocorrida em um grupo empresarial situado no norte de Santa Catarina na qual o consultor que prestou serviços é um dos autores do presente caso.
Referências
Blanchard, K. H., Zigarmi, D., & Nelson, R. B. (1993). Situational Leadership® after 25 years: A retrospective. Journal of Leadership Studies, 1(1), 21-36.
Duarte, G. A., Papa, A. C. (2011). A utilização da liderança situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 4(3), 364-377.
Gonçalves, H. S., & Mota, C. M. de M. (2011). Liderança situacional em gestão de projetos: uma revisão da literatura. Production, 21(3), 404-416.
Hakim, A. L., Faizah, E. N., & Mas' Adah, N. (2021). Analysis Of Leadership Style By Using The Model Of Hersey And Blanchard. Journal of Leadership in Organizations, 3(2).
Hersey, P., Blanchard, K. H., & Natemeyer, W. E. (1979). Situational leadership, perception, and the impact of power. Group & organization studies, 4(4), 418-428.
Soares, M. da S. (2021). O Papel Da Liderança Situacional E Sua Influência Na Gestão De Dilemas, Estratégias E Possibilidades Nas Organizações. Revista Científica Multidisciplinar O Saber, 1(8).
Yukl, G. (2013). Leadership in organizations (8ª ed.). Upper Saddle River.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Alcance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.