SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES: A FACE DESCONHECIDA DOS HERDEIROS

Autores

  • Ana Augusta Ferreira de Freitas
  • Ana Cristina Batista dos Santos
  • Liana Holanda Nepomuceno Nobre
  • Luciana Holanda Nepomuceno

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v11n2.p187-206

Resumo

É geralmente reconhecido que pesquisas sobre empresas familiares têm recebido uma atenção insuficiente, tendo em vista a importância que representam para a economia. Entre as lacunas teóricas do conhecimento está o entendimento sobre fatores relacionados ao envolvimento dos herdeiros no negócio familiar. O objetivo deste trabalho é analisar as intenções dos herdeiros em entrar e assumir os negócios familiares. Para tal, foi conduzida uma survey com uma amostra não probabilística de 194 universitários com idade média de 21.5 anos cujos pais possuem empresa. Entre os resultados destaca-se a influência na intenção de entrar e assumir a empresa de variáveis como envolvimento passado com os negócios, ordem de nascimento e percepção dos filhos sobre a dificuldade dos pais deixarem os negócios.

Biografia do Autor

Ana Augusta Ferreira de Freitas

Secretária

Downloads

Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigo