GESTÃO SOCIAL NO VAREJO: DISCUSSÕES TEÓRICAS E PESQUISA EMPÍRICA

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v11n3.p339-358

Resumo

Verifica-se, atualmente, um crescente interesse por parte de diversas empresas pelo tema responsabilidade social. Observa-se também que o comércio varejista não tem ficado alheio a essas discussões. dessa forma, o presente artigo discute o tema responsabilidade social no varejo. Além disso, descreve os resultados de uma pesquisa empírica realizada em empresas varejistas da cidade de Belo Horizonte com o intuito de verificar o nível de atuação social dessas empresas. Para isso, utilizou-se de escalas desenvolvidas por Maignan & Ferrell (2001) e o modelo de Carroll (1991) para a performance social corporativa. Os resultados revelaram que as empresas investigadas parecem apresentar uma maior preocupação com questões legais, ou seja, uma tendência em se preocupar com as obrigações impostas pelas leis.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto

Secretária

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Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigo