GESTÃO SOCIAL NO VAREJO: DISCUSSÕES TEÓRICAS E PESQUISA EMPÍRICA
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v11n3.p339-358Resumo
Verifica-se, atualmente, um crescente interesse por parte de diversas empresas pelo tema responsabilidade social. Observa-se também que o comércio varejista não tem ficado alheio a essas discussões. dessa forma, o presente artigo discute o tema responsabilidade social no varejo. Além disso, descreve os resultados de uma pesquisa empírica realizada em empresas varejistas da cidade de Belo Horizonte com o intuito de verificar o nível de atuação social dessas empresas. Para isso, utilizou-se de escalas desenvolvidas por Maignan & Ferrell (2001) e o modelo de Carroll (1991) para a performance social corporativa. Os resultados revelaram que as empresas investigadas parecem apresentar uma maior preocupação com questões legais, ou seja, uma tendência em se preocupar com as obrigações impostas pelas leis.Downloads
Publicado
2009-10-28
Edição
Seção
Artigo