ORÇAMENTO DE DESPESAS DE MARKETING: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO APLICÁVEL À PEQUENA EMPRESA

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis
  • Ana Akemi Ikeda

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v10n1.p063-112

Resumo

Este artigo trata de orçamento de despesas de marketing enquanto um componente básico do planejamento de marketing e do processo de gerenciamento e controle das atividades de marketing. Tem por objetivos examinar os aspectos fundamentais do processo de estruturação do orçamento de despesas de marketing, sugerir métodos de planejamento, operacionalização e controle do orçamento, e colocar o orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância adequada. A elaboração deste trabalho foi baseada em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e na vivência dos autores com pequenas empresas e com a implementação de orçamentos de despesas em diferentes organizações. Os principais assuntos tratados são: caracterização do orçamento de despesas de marketing, tipos de despesas que compõem o orçamento de marketing, abrangência e formato de apresentação do orçamento de despesas, sistemática de contabilização das despesas, definição do montante de gastos e da forma de distribuição de verba, e sistemática de controle e monitoramento do orçamento de despesas.

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis

Secretária

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Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigo