ANTECEDENTES DOS CUSTOS DE TROCA RELACIONAL: DEPENDÊNCIA DE RECURSOS E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p387-400Palavras-chave:
Dependência de Recursos, Compartilhamento de Informações, Custos de Troca RelacionalResumo
Objetivo: Verificar a influência da dependência de recursos e do compartilhamento de informações nos custos de troca relacional entre compradores e fornecedores de serviços de transporte.
Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, com dados obtidos por meio de survey, avaliou a percepção de profissionais de empresas do setor de alimentos e bebidas que terceirizam atividades de transporte, e contou com a participação de 120 profissionais de setores de transporte e logística dessas organizações. Para análise do modelo estrutural, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais.
Resultados: Os resultados revelam que a dependência das empresas de alimentos e bebidas em relação aos fornecedores serviços de transporte pode levar essas organizações a compartilharem informações. Sugerem também que o compartilhamento de informações nos relacionamentos investigados pode instigar o desenvolvimento de vínculos psicológicos e emocionais entre os parceiros comerciais, constituindo custos de troca relacional.
Contribuições: Tais resultados têm contribuições teóricas e práticas, ao sugerir que a dependência de recursos dos compradores em relação aos seus fornecedores pode instigar a troca de informações entre os parceiros. Além disso, o compartilhamento de informações pode incentivar a continuidade dos relacionamentos devido às barreiras relacionais para a troca. Além disso, o estudo acrescenta à literatura ao analisar a dependência e o compartilhamento de informações de maneira conjunta, uma vez que estudos anteriores analisaram tais construtos de maneira dissociada e em contextos distintos do aqui investigado.
Originalidade: O estudo justifica-se ao evidenciar elementos capazes de estimular os parceiros a compartilhar informações relevantes para suas operações, e de coibir os clientes a realizar a troca de fornecedor em virtude das barreiras pessoais e com a marca.
Referências
Anderson, J. C., & Narus, J. A. (1990). A model of distributor firm and manufacturer firm working partnerships. Journal of marketing, 54(1), 42-58. Doi: 10.1177/002224299005400103.
Anderson, J.C., & Narus, J. A (1991). Partnering as a Focused Market Strategy. California Management Review, 33(3), 95–113. Doi:10.2307/41166663.
Bescorovaine, R., & Beuren, I. M. (2020). Reflexos da cooperação no desempenho de franquias: mediação do compartilhamento de informações da confiança interorganizacional. Ciências da Administração, 22(57), 37-56. Doi: 10.5007/2175-8077.2020.e70960.
Bido, D, S., & Da Silva, D. (2019). Smartpls 3: specification, estimation, evaluation and reporting. Administração: ensino e pesquisa, 20(2), 465-513. Doi: 10.13058/raep.2019.v20n2.1545.
Buchanan, L. (1992). Vertical trade relationships: the role of dependence and symmetry in attaining organizational goals. Journal of Marketing Research, 29(1), 65-75. Doi: 10.1177/002224379202900106.
Burnham, T. A., Frels, J. K., & Mahajan, V. (2003). Consumer switching costs: a typology, antecedents, and consequences. Journal of the Academy of marketing Science, 31(2), 109-126. Doi:10.1177/0092070302250897.
Campbell, N. C. (1985). An interaction approach to organizational buying behavior. Journal of Business Research, 13(1), 35-48. Doi: 10.1016/0148-2963(85)90012-8.
Claycomb, C., & Frankwick, G. L. (2004). A contingency perspective of communication, conflict resolution and buyer search effort in buyer‐supplier relationships. Journal of Supply Chain Management, 40(4), 18-34. Doi: 10.1111/j.1745-493X.2004.tb00253.x.
Claycomb, C., & Frankwick, G. L. (2010). Buyers' perspectives of buyer–seller relationship development. Industrial Marketing Management, 39(2), 252-263. Doi: 10.1016/j.indmarman.2008.08.004.
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Psychology Press.
Dekker, H. C. (2016). On the boundaries between intrafirm and interfirm management accounting research. Management Accounting Research, 31, 86-99. Doi: 10.1016/j.mar.2016.01.001.
Dwyer, F. R., Schurr, P. H., & Oh, S. (1987). Developing buyer-seller relationships. Journal of marketing, 51(2), 11-27. Doi: 10.2307/1251126.
Dyer, J. H., & Hatch, N. W. (2006). Relation‐specific capabilities and barriers to knowledge transfers: creating advantage through network relationships. Strategic management journal, 27(8), 701-719. Doi: 10.1002/smj.543.
Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. D., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Campus.
Fornell, C. (1992). A national customer satisfaction barometer: The Swedish experience. Journal of marketing, 56(1), 6-21.
Frazier, G. L. (1983). On the measurement of interfirm power in channels of distribution. Journal of Marketing Research, 20 (2), 158-166. Doi: 10.1177/002224378302000206.
Fu, S., Han, Z., & Huo, B. (2017). Relational enablers of information sharing: evidence from Chinese food supply chains. Industrial Management & Data Systems, 117 (5), 838-852. Doi: 10.1108/IMDS-04-2016-0144.
Fugate, B. S., Mentzer, J. T., & Stank, T. P. (2010). Logistics performance: efficiency, effectiveness, and differentiation. Journal of business logistics, 31(1), 43-62. Doi:10.1002/j.2158-1592.2010.tb00127.x.
Gerdin, J. (2005). The Impact of departmental interdependencies and management accounting system use on subunit performance. European Accounting Review, 14 (2), 297-327. Doi:10.1080/09638180500043485.
Hair Jr, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLSSEM): second edition. Sage.
Heide, J. B. (1994). Interorganizational governance in marketing channels. Journal of marketing, 58(1), 71-85. Doi: 10.1177/002224299405800106.
Heide, J. B., & John, G. (1988). The role of dependence balancing in safeguarding transaction-specific assets in conventional channels. Journal of marketing, 52(1), 20-35. Doi:10.1177/002224298805200103.
Heide, J. B., & Miner, A. S. (1992). The shadow of the future: effects of anticipated interaction and frequency of contact on buyer-seller cooperation. Academy of Management Journal, 35(2), 265-291. Doi:10.5465/256374.
Herz, M., Hutzinger, C., Seferagic, H., & Windsperger, J. (2016). Trust, decision rights delegation, and performance — The case of franchising. Journal of Small Business Management, 54(3), 973-991. Doi: 10.1111/jsbm.12227.
Holland, C. P. (1995). Cooperative supply chain management: the impact of interorganizational information systems. The Journal of Strategic Information Systems, 4(2), 117-133. Doi: 10.1016/0963-8687(95)80020-Q.
Huo, B., Han, Z., Zhao, X., Zhou, H., Wood, C. H., & Zhai, X. (2013). The impact of institutional pressures on supplier integration and financial performance: Evidence from China. International Journal of Production Economics, 146(1), 82-94. Doi: 10.1016/j.ijpe.2013.01.013.
Huo, B., Liu, C., Kang, M., & Zhao, X. (2015). The impact of dependence and relationship commitment on logistics outsourcing: Empirical evidence from greater China. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management.
Huo, B., Liu, C., Chen, H., & Zhao, X. (2017). Dependence, trust, and 3PL integration: an empirical study in China. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 47 (9), 927-948. Doi: 10.1108/IJPDLM-09-2016-0284.
Huo, B., Zhao, X. and Zhou, H. (2014). The effects of competitive environment on supply chain information sharing and performance: an empirical study in China. Production and Operations Management, 23(4), 552-569. Doi: 10.1111/poms.12044.
Joshi, A. W. (2009). Continuous supplier performance improvement: Effects of collaborative communication and control. Journal of marketing, 73(1), 133-150. Doi: 10.1509/jmkg.73.1.133.
Katila, R., Rosenberger, J. D., & Eisenhardt, K. M. (2008). Swimming with sharks: Technology ventures, defense mechanisms and corporate relationships. Administrative science quarterly, 53(2), 295-332. Doi: 10.2189/asqu.53.2.295.
Lai, F., Chu, Z., Wang, Q., & Fan, C. (2013). Managing dependence in logistics outsourcing relationships: evidence from China. International Journal of Production Research, 51(10), 3037-3054.
Lavastre, O., Gunasekaran, A., & Spalanzani, A. (2014). Effect of firm characteristics, supplier relationships and techniques used on supply chain risk management (SCRM): an empirical investigation on French industrial firms. International Journal of Production Research, 52(11), 3381-3403. Doi: 10.1080/00207543.2013.878057.
Lee, J. Y. H., Saunders, C., Panteli, N., & Wang, T. (2021). Managing information sharing: Interorganizational communication in collaborations with competitors. Information and Organization, 100354. Doi: 10.1016/j.infoandorg.2021.100354.
Lee, M. T., & Scott, K. (2015). Leveraging IT resources, embeddedness, and dependence: A supplier's perspective on appropriating benefits with powerful buyers. Information & Management, 52(8), 909-924. Doi: 10.1016/j.im.2015.06.008.
Levesque, T. J., & McDougall, G. H. (1996). Customer dissatisfaction: the relationship between types of problems and customer response. Canadian Journal of Administrative Sciences/Revue Canadienne des Sciences de l'Administration, 13(3), 264-276.
Li, J., Sikora, R., Shaw, M. J., & Tan, G. W. (2006). A strategic analysis of inter organizational information sharing. Decision support systems, 42(1), 251-266. Doi: 10.1016/j.dss.2004.12.003.
Little, T. D.; Lindenberger, U.; Nesselroade, J. R. (1999). On selecting indicators for multivariate measurement and modeling with latent variables: When “good” indicators are bad and “bad” indicators are good. Psychological Methods, 4(2), 192-211. Doi: 10.1037/1082-989X.4.2.192.
Liu, H., Ke, W., Wei, K. K., & Hua, Z. (2015). Influence of power and trust on the intention to adopt electronic supply chain management in China. International Journal of Production Research, 53(1), 70-87. Doi: 10.1080/00207543.2014.922711.
Mahama, H. (2006). Management control systems, cooperation and performance in strategic supply relationships: A survey in the mines. Management Accounting Research, 17(3), 315-339. Doi: 10.1016/j.mar.2006.03.002.
Martins, R. S., Xavier, W. S., de Souza Filho, O. V., & Martins, G. S. (2011). Gestão do transporte orientada para os clientes: nível de serviço desejado e percebido. Revista de Administração Contemporânea, 15(6), 1100-1119. Doi: 10.1590/S1415-65552011000600008.
McCarter, M. W., & Northcraft, G. B. (2007). Happy together?: Insights and implications of viewing managed supply chains as a social dilemma. Journal of operations management, 25(2), 498-511.
Mentzer, J. T., Flint, D. J., & Hult, G. T. M. (2001). Logistics service quality as a segment-customized process. Journal of marketing, 65(4), 82-104. Doi: 10.1509/jmkg.65.4.82.18390.
Mentzer, J. T., Flint, D. J., & Kent, J. L. (1999). Developing a logistics service quality scale. Journal of Business logistics, 20(1).
Mohr, J., & Spekman, R. (1994). Characteristics of partnership success: Partnership attributes, communication behavior, and conflict resolution techniques. Strategic Management Journal, 15 (2), 135-152. Doi: 10.1002/smj.4250150205.
Parmigiani, A., & Santos, M. (2011). Clearing a path through the forest: A meta-review of interorganizational relationships. Journal of Management, 37(4), 1108-1136. Doi: 10.1177/0149206311407507.
Patnayakuni, R., Rai, A., & Seth, N. (2006). Relational antecedents of information flow integration for supply chain coordination. Journal of management information systems, 23(1), 13-49. Doi: 10.2753/MIS0742-1222230101.
Pfeffer, J., & Salancik, G. R. (1978). The external control of organizations. Harper & Row , Nova York.
Pu, X., Wang, Z., & Chan, F. T. (2020). Adoption of electronic supply chain management systems: the mediation role of information sharing. Industrial Management & Data Systems, 120(11), 1977-1999. Doi: 10.1108/IMDS-06-2019-0346.
Redondo, Y. P., & Fierro, J. J. C. (2007). Importance of company size in long‐term orientation of supply function: an empirical research. Journal of Business & Industrial Marketing, 22(4), 236-248. Doi: 10.1108/08858620710754504.
Richins, M. L. (1987). A multivariate analysis of responses to dissatisfaction. Journal of the Academy of Marketing Science, 15(3), 24-31.
Ringle, C. M., Da Silva, D., & Bido, D. D. S. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. Doi: 10.5585/remark.v13i2.2717.
Sahin, F., & Robinson, E. P. (2002). Flow coordination and information sharing in supply chains: review, implications, and directions for future research. Decision sciences, 33(4), 505-536. Doi: 10.1111/j.1540-5915.2002.tb01654.x.
Samel, A. N., Bandeira, R. A. D. M. B., Campos, V. B. G., & Mello, L. C. B. (2019). Análise da logística urbana para distribuição de alimentos perecíveis. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 79-103. Doi: 10.19177/rgsa.v8e2201979-103.
Schmitz, T., Schweiger, B., & Daft, J. (2016). The emergence of dependence and lock-in effects in buyer–supplier relationships - A buyer perspective. Industrial Marketing Management, 55, 22-34. Doi: 10.1016/j.indmarman.2016.02.010.
Shou, Z., Yang, L., Zhang, Q., & Su, C. (2013). Market munificence and inter-firm information sharing: The moderating effect of specific assets. Journal of Business Research, 66(10), 2130-2138. Doi: 10.1016/j.jbusres.2013.02.039.
Silva, A. da, & Beuren, I. (2020). Efeitos dos sistemas de controle gerencial e do compartilhamento de informações no risco interorganizacional de uma rede de franquia. Advances in Scientific & Applied Accounting, 13(1), 003-022. Doi: 10.14392/asaa.2020130101.
Singh, J. (1990). Voice, exit, and negative word-of-mouth behaviors: An investigation across three service categories. Journal of the academy of Marketing Science, 18(1), 1-15.
Stock, R. M. (2006). Interorganizational teams as boundary spanners between supplier and customer companies. Journal of the Academy of Marketing Science, 34(4), 588-599. Doi: 10.1177/0092070306288765.
Vasudevan, H., Gaur, S., Shinde, R. (2006). Relational switching costs, satisfaction and commitment. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 18(4), 342–353. Doi:10.1108/13555850610703281.
Vijayasarathy, L. R. (2010). Supply integration: an investigation of its multi-dimensionality and relational antecedents. International Journal of Production Economics, 124(2), 489-505. Doi: 10.1016/j.ijpe.2010.01.010.
Xiao, C., Petkova, B., Molleman, E., & van der Vaart, T. (2019). Technology uncertainty in supply chains and supplier involvement: the role of resource dependence. Supply Chain Management: An International Journal, 24(6), 697–709. Doi:10.1108/scm-10-2017-0334.
Yigitbasioglu, O. M. (2010). Information sharing with key suppliers: a transaction cost theory perspective. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 40(7), 550-578. Doi: 10.1108/09600031011072000.
Zacharia, Z. G., Sanders, N. R., & Nix, N. W. (2011). The emerging role of the third‐party logistics provider (3PL) as an orchestrator. Journal of Business Logistics, 32(1), 40-54. Doi: 10.1111/j.2158-1592.2011.01004.x.
Zhang, C., Du, N., & Zhang, X. (2021). When an interfirm relationship is ending: The dark side of managerial ties and relationship intimacy. Journal of Business Research, 125, 227-238. Doi: 10.1016/j.jbusres.2020.12.011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Alcance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.