O COMPROMETIMENTO DO CONSUMIDOR COM A FONTE PÚBLICA DE INFORMAÇÕES

Autores

  • José Roberto Ribas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Carlos Monteiro Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n4.p318-335

Resumo

O artigo propõe a especifi cação de um modelo teórico cujos antecedentes explicam a atitude de comprometimento do consumidor com a informação fornecida pela empresa pública – no caso o Inmetro – com vistas a reduzir o risco percebido durante o processo de compra. O modelo submetido para validação possui a variável latente comprometimento afetada por duas variáveis mediadoras, valor percebido e confi ança, as quais, por sua vez, são infl uenciadas pelos antecedentes: atributos tangíveis, atributos intangíveis, reputação e satisfação anterior. Foi realizado um pré-teste para possibilitar a escolha entre duas confi gurações, denominadas por original e alternativa, ambas com relacionamentos idênticos entre construtos, mas cujos itens foram reespecifi cados. Após comparar os ganhos de consistência interna, optou-se por adotar a confi guração alternativa, a qual foi parcialmente validada por meio de um modelo de equações estruturais. Ao fi nal do trabalho, conclui-se que tanto a confi ança no Inmetro quanto o valor percebido da informação foram importantes na explicação do comprometimento do consumidor com a busca e a utilização da informação, fornecida por uma fonte pública, como reforço cognitivo no processo de compra.

Biografia do Autor

José Roberto Ribas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretária

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Artigo