IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES PARA A ASSOCIAÇÃO E PERMANÊNCIA DE EMPRESAS EM REDES DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Ionara Rech PPGA/EA/UFRGS
  • Edimara Mezzomo Luciano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mauricio Gregianin Testa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n4.p350-366

Resumo

O artigo tem como objetivo identifi car os elementos que motivam empresas a persistirem nas atividades de uma rede de cooperação, em virtude da importância destas especialmente em economias regionais. A pesquisa foi desenvolvida junto a empresas do Estado do Rio Grande Sul, por meio de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com cinquenta empresários associados às redes. A partir das análises, obteve-se um conjunto de elementos que determinam a motivação (relacionados especialmente à possibilidade de aprendizagem e identifi cação com os objetivos da rede) e a desmotivação (relacionados à falta de visão de grupo e ação individual de alguns componentes da rede) em cada etapa do ciclo de vida das redes. O número de respondentes e respectivas redes constitui limitadores deste estudo.

Biografia do Autor

Ionara Rech, PPGA/EA/UFRGS

Secretária

Downloads

Publicado

2011-02-21

Edição

Seção

Artigo