ANTECEDENTES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM MODELO CONFIRMATÓRIO

Autores

  • Jucelia Appio Tibola UP - UNIVERSIDADE POSITIVO e HORUS FACULDADES
  • Liliane Canopf Universidade Positivo - UP
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau
  • José Roberto Frega FAPAR

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n1.p83-100

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior. Permanência. Modelagem de Equações

Resumo

Identifi car e analisar os antecedentes da Permanência de estudantes em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Santa Catarina se constitui no objetivo desta pesquisa. Para tal, propôs-se testar um modelo teórico dos possíveis determinantes da Permanência de estudantes em IES. O presente estudo, de caráter quantitativo, foi realizado no primeiro semestre de 2009. O universo pesquisado constituiu-se de 415 estudantes. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo pesquisados todos os estudantes que se fi zeram presentes no dia da aplicação. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos, em sua maioria, correspondem ao gênero feminino, sendo solteiros, com idade média de 21 anos. O método de análise dos dados foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Dos antecedentes testados, Compromisso do Estudante com suas Metas Pessoais, Satisfação com a IES e Situação Financeira Favorável, nesta ordem, foram os principais explicadores diretos da Permanência. Estas três variáveis, acompanhadas por suas ligações, explicaram 61,2% da Permanência. Interagem indiretamente com a Permanência os construtos Aprendizagem Percebida, Acesso à Infraestrutura e Atitude da Coordenação e dos Professores. Sugestões são apresentadas ao fi nal deste trabalho.

Biografia do Autor

Jucelia Appio Tibola, UP - UNIVERSIDADE POSITIVO e HORUS FACULDADES

Doutoranda em Administração pela UNIVERSIDADE POSITIVO - UP E Docente HORUS FACULDADES

Liliane Canopf, Universidade Positivo - UP

Doutoranda em administração - Universidade Positivo - UP

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau

Professor dos programas de mestrado e doutorado em administração da Universidade Regional de Blumenau

José Roberto Frega, FAPAR

Professor do curso de administração da FAPAR

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Publicado

2012-05-18

Edição

Seção

Artigo