O TRABALHO DE QUEM ENSINA: SUPORTE SOCIAL, SUPORTE ORGANIZACIONAL E COMPROMETIMENTO

Autores

  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p058-078

Palavras-chave:

Comprometimento Organizacional. Suporte Social no Trabalho. Suporte Organizacional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as relações entre o suporte social no trabalho, o suporte organizacional e o comprometimento organizacional, considerando a realidade vivenciada por professores da rede municipal de ensino. Para tanto, realizou-se uma survey com 336 professores. Em relação ao suporte social no trabalho, os resultados sinalizaram para elevada valorização do suporte emocional e informacional e menor valorização de suporte instrumental. Considerando o suporte organizacional, os professores manifestaram elevada percepção. Em relação ao comprometimento organizacional, os resultados revelam maior valorização da base obrigação pelo desempenho. Levando-se em consideração as relações entre os construtos, obtiveram-se elevadas relações entre as bases afiliativa e afetiva do comprometimento organizacional e o suporte social emocional; entre as bases afiliativa e obrigação em permanecer do comprometimento organizacional e a percepção de suporte organizacional; e entre o suporte social emocional e instrumental e a percepção de suporte organizacional.

Biografia do Autor

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutouranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

Artigo