AS REDES SOCIAIS DIGITAIS E O CAPITAL SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: CONHECIMENTO ATUAL E REFERÊNCIAS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v21n3.p469-499Palavras-chave:
Redes sociais digitais. Capital social. Empresas.Resumo
O presente estudo apresenta como tema as redes sociais digitais e o capital social dentro do contexto organizacional, perpassando por conceitos para a sua avaliação no contexto empresarial e tendo por objetivo reunir o estado-da-arte e lançar proposições de pesquisa acerca destes constructos. Esse objetivo foi buscado por meio da revisão literária a partir de pesquisas em bases de dados internacionais. Como conclusão, foi ilustrado teoricamente o caminho para a avaliação de capital social nas empresas a partir das redes sociais on-line, a sua importância para a diferenciação competitiva nos dias atuais, os possíveis benefícios deste novo contexto e a possibilidade de aferição técnica eficaz. Por fim, foram feitas sugestões de pesquisas práticas no contexto da administração pública de empresas cujo público-alvo é jovem e nas empresas de base tecnológica, objetivando a avaliação do capital social dentro das redes sociais on-line com o intuito da obtenção de vantagens competitivas.Downloads
Publicado
2015-03-02
Edição
Seção
Artigo