AS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DA UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS ESTÃO NO CAMINHO CERTO?
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p414-428Palavras-chave:
Reestruturação. Capacitação. Cooperativa.Resumo
Este caso visa a refletir sobre a concepção das atividades de capacitação adotadas na UNIMED Grande Florianópolis entre 2008 e 2010. Há sete anos, a organização se deparou com a necessidade de expandir suas unidades e admitir mais empregados. Os gestores da cooperativa contrataram uma consultoria externa para rever processos e atividades, com o objetivo de reavaliar a estrutura organizacional existente. O Departamento de Gestão de Pessoas passou a focar em estratégia organizacional, fortalecendo princípios e práticas de gestão de pessoas e direcionando esforços para transmitir aos empregados os objetivos esperados. A reestruturação trouxe consigo a subdivisão das atividades e o referido departamento passou a contar com uma Divisão de Gestão de Pessoas, uma Equipe de Administração de Pessoal e uma Equipe de Assistentes de Diretoria. Decidiu-se, então, incrementar as atividades de capacitação dos empregados por meio de três programas: o Programa Mentor - capacitação inicial e técnica do novo colaborador; o Professor UNIMED - capacitação técnica; e o Programa de Desenvolvimento Humano Saber Viver - capacitação voltada às competências comportamentais. Os resultados têm sido positivos, porém, vale a pena refletir sobre a concepção dessas atividades, a fim de saber se a organização abrangerá a diversidade de perfis de candidatos requerida pelo cenário social e político do país, bem como se competências são desenvolvidas.Downloads
Publicado
2016-09-29
Edição
Seção
Caso para Ensino