MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL DE UMA MULTINACIONAL DE PAÍS EM RGENTE EM 2008 - ANO DA CRISE

Autores

  • Iara Santos Parisotto FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Maria Tereza Saraiva Souza FEI - Centro Universitário da FEI - Prog de Pós-Grad em Admin da FEI – PPGA-FEI - SP
  • Silvia Zilber UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n2.p298-323

Palavras-chave:

Inovação Organizacional. Sustentabilidade. Modelo de Negócio.

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar como os aspectos de sustentabilidade estão incorporados ao modelo de negócio de uma multinacional de um país emergente, analisando os resultados obtidos no ano de 2008 da crise financeira mundial. Para atingir esse objetivo, foi efetuado um estudo de caso na multinacional brasileira Natura, reconhecida pelos seus investimentos em sustentabilidade. Resultados: a Natura levou a cabo uma mudança em seu modelo de negócio em meados de 2008, que inseriu de maneira formalizada a variável sustentabilidade no mesmo. Em 2008, o Sistema de Gestão Natura foi criado como um condutor do processo de inovação para promover uma estrutura mais ágil e descentralizada. As inovações desenvolvidas no modelo de negócio da Natura em 2008 levaram a: aumentar o foco da empresa em suas ações relacionadas à inovação em produto, principalmente as relacionadas ao uso sustentável da biodiversidade; criação de uma matriz de materialidade, ferramenta que direciona as ações socioambientais da empresa, alinhando-as ao rumo estratégico da empresa.

Biografia do Autor

Iara Santos Parisotto, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

MESTRE EM CIENCIAS CONTÁBEIS 2005 DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO 2012

Maria Tereza Saraiva Souza, FEI - Centro Universitário da FEI - Prog de Pós-Grad em Admin da FEI – PPGA-FEI - SP

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO FGV DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO FGV

Silvia Zilber, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO USP

Downloads

Publicado

2014-11-14

Edição

Seção

Artigo