NADA ACONTECE POR ACASO: UMA HISTÓRIA SOBRE A INTERFACE ENTRE ESTRATÉGIA E PROCESSOS DE NEGÓCIO

Autores

  • Mateus Panizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Sylvia Maria Azevedo Roesch Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n3.p563-579

Palavras-chave:

Estratégia. Processos de negócio. Mudança organizacional.

Resumo

A Chuveletro é uma empresa industrial fundada em 1980 que produz chuveiros residenciais e possui monopólio na venda para lojas de materiais elétricos na sua região de atuação. Desde a entrada da Eletroveiro, a Chuveletro tem observado significativa perda de mercado, e providências precisam ser tomadas para a empresa manter a sua sustentabilidade. O objetivo deste caso é propor análises e reflexões e relações entre os temas de planejamento e estratégia, inteligência competitiva, mudança organizacional, gestão do conhecimento, valor para o cliente e melhoria de processos internos da empresa, numa análise generalista. A utilização deste caso é indicada para disciplinas de Processos de Negócio e Gestão Estratégica em cursos de graduação.

Biografia do Autor

Mateus Panizzon, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela PUCRS/UCS, na linha de pesquisa Gestão da Inovação, Competitividade e Mercados. É Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente atua com atividades de Gestão Estratégica na UCS, pela Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional e como docente na área de Administração nesta mesma Instituição. Atua com as disciplinas de Empreendedorismo, Processos de Negócio e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Membro Colaborador dos Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NID): Empreendedorismo em Tecnologia e Inovação (NET Inovação) e Observatório de Educação, e do Núcleo de Pesquisa (NP) Gestão de Mercados e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva e Sistemas de Informação para a tomada de decisão.

Sylvia Maria Azevedo Roesch, Universidade de Caxias do Sul

Ph.D em Economia pela London School of Economics (LSE, 1987) e pós-doutorada pela London Business School (LBS, 1993). Entre 1997 e 2011 foi Editora Executiva do British Journal of Industrial Relations, LSE e professora de métodos de pesquisa no Management Department da LSE. É tradutora qualificada pelo Institute of Linguists (IOL) do inglês para o português e Professora Visitante das seguintes universidades no Brasil: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Suas áreas de interesse em ensino e pesquisa são métodos de pesquisa, construção de estudos de caso e construção de casos para ensino, administração de recursos humanos e de organizações do Terceiro Setor, e avaliação de políticas e de programas

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Administração de Empresas (UCS - Universidade de Caxias do Sul), Especialista em Administração em Marketing (UCS) e em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa (UCS), Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade (UFRGS). Professor e pesquisador na UCS e no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (coordenando cursos de Pós-graguação Lato Sensu em Marketing Estratégico, Gestão da Produção e Gestão Empresarial). Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Corporativa, Estratégias de Marketing, Marketing de Relacionamento, Satisfação, Retenção e Lealdade de Clientes e Serviços (Estratégias e Operações) e Comportamento do Consumidor. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado. Ganhador dos Prêmios Mérito em Administração no Setor de Ensino, em 2010, concedido pelo CRA RS, e Pesquisador Gaúcho, em 2013, concedido pela FAPERGS.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

Caso para Ensino