CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUCIONISTA PARA A COMPREENSÃO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL / CONTRIBUTIONS OF THE SOCIOCONTRUCTIONIST APPROACH TO THE UNDERSTANDING OF STRATEGY AS A SOCIAL PRACTICE

Autores

  • Alessandro Vinicius de Paula Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) http://orcid.org/0000-0001-7366-5095
  • Luiz Henrique Rezende Maciel Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Mozar José de Brito Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.
  • Ana Alice Vilas Boas Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v22n1.p130-150

Resumo

Baseado em uma revisão crítica da literatura, indicamos como o construcionismo social fornece importantes contribuições para a compreensão e a identificação dos processos sociais que permeiam as relações das pessoas nas instituições e/ou entre instituições. Apresentamos algumas considerações sobre as principais contribuições da abordagem socioconstrucionista (construcionismo social) para a compreensão da Estratégia como Prática Social. Percebemos, como principais resultados, que a literatura referente ao tema da Estratégia como Prática Social, em geral, concentra-se em questões como conceituação e contextualização da prática social, no entanto, a literatura ainda carece de relatos detalhados sobre as reais possibilidades de análise e intervenção nas situações do contexto organizacional. O debate aqui proposto é primordial para a elaboração de estratégias organizacionais que possibilitem a compreensão da realidade organizacional de forma contextualizada, o que permitiria melhores intervenções na esfera organizacional. Palavras-chave: Estratégia como Prática Social. Construcionismo social. Estratégias organizacionais. Teoria organizacional. Revisão de literatura. Abstract Based on a critical literature review, we indicate how social constructionism provides important contributions for understanding and identifying social processes that permeate the relationships of people in institutions and/or between institutions. We present some considerations about the main contributions of the socio-constructionist approach (social constructionism) for understanding the Strategy as Social Practice. As main results, we perceive that the literature on the theme of Strategy as a Social Practice generally focuses on issues such as defining and contextualizing social practice; however, the literature still lacks detailed reports about the real possibilities of analysis and intervention in situations of organizational context. The debate proposed here is vital to the development of organizational strategies that facilitate understanding of organizational reality in contextualized form, which would allow better interventions in the organizational sphere. Keywords: Strategy as Social Practice. Social constructionism. Organizational strategies. Organizational theory. Literature review.

Biografia do Autor

Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT)

Alessandro Vinicius de Paula é doutor em Administração (2015) pela Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA (Área de concentração: Organizações, Gestão & Sociedade). Mestre em Psicologia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Área de concentração: Psicologia Social - Trabalho & Saúde). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2011) pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP. Graduado em Psicologia (Licenciatura: 2009; Psicólogo: 2004; Bacharelado: 2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professor/pesquisador do Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT). Tem experiência docente na área de Psicologia e suas atividades de ensino e pesquisa estão concentradas nas seguintes áreas: 1) Psicologia Organizacional e do Trabalho - ênfase no estudo da saúde do trabalhador; 2) Psicologia Social - ênfase no estudo das relações de gênero e saúde; 3) Formação e atuação em Psicologia; 4) Organizações, gestão e sociedade.

Luiz Henrique Rezende Maciel, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras - UFLA. End: Universidade Federal de Lavras - UFLA, Campus Universitário, caixa postal 3037, Lavras/MG - TEL. (35) 3829-5268, Fax: (35) 3829-1293

Mozar José de Brito, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

Doutor em Administração e professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

Ana Alice Vilas Boas, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

Pós-doutora em Administração pela HEC Montreal & Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

Doutora em Administração & Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras PPGA/UFLA.

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Publicado

2015-09-09

Edição

Seção

Artigo