O GRANDE DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: As práticas pedagógicas criativas são capazes de estimular a inovação nos discentes? / THE BIG CHALLENGE FACING HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: Are creative teaching practices capable of stimulating student innovation?

Autores

  • Alessandra Cassol UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC UNINOVE – Programa Doutorado Administração
  • Renata Canela FACAMP – FACULDADE DE CAMPINAS UNINOVE – Programa Doutorado Administração
  • Roberto Lima Ruas UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
  • Flavio Santino Bizzarias UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
  • Jussara Goulart da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU UNINOVE – Programa Doutorado Administração

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v22n3.p394-409

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito analisar o papel da inovação no ensino superior por meio das práticas docentes criativas. Utilizou-se da pesquisa quantitativa descritiva, por meio de uma survey com corte transversal e aplicação de questionários estruturados disponibilizados para preenchimento via web em um site especializado em coleta de dados. A amostra foi constituída de 390 estudantes de IES privadas de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. A análise estatística foi realizada em duas etapas; a primeira para exploração dos dados e a segunda para a modelagem por equações estruturais para confirmação do modelo teórico proposto. Os principais resultados apontaram para a importância do estímulo à inovação por meio de novas ideias que possam ensejar no aluno um ambiente de reflexão. Esta prática ficou evidenciada nos resultados com a relevância das dimensões Incentivo a Novas Ideias e Clima para a Expressão de Novas ideias. Palavras-chave: Criatividade. Práticas docentes. Inovação no ensino superior. Abstract This research examines the role of innovation in higher education through creative teaching practices. It uses descriptive quantitative research, through a cross-sectional survey and structured questionnaires which were filled out on a web site specializing in data collection. The sample consisted of 390 students of private institutions in the states of São Paulo, Minas Gerais and Santa Catarina. The statistical analysis was performed in two stages; the first to explore the data, and the second for the structural equation modeling, to confirm the proposed theoretical model. The main results point to the importance of stimulating innovation through new ideas that can give rise to an environment of student reflection. This practice was evident in the results, with the relevance of the dimensions Incentive for New Ideas and Climate for the Expression of New Ideas. Keywords: Creativity. Teaching practices. Innovation in higher education.

Biografia do Autor

Alessandra Cassol, UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UNC UNINOVE – Programa Doutorado Administração

outoranda em Administração - Linha de Pesquisa: Estratégia (Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2014 a 2018). Mestre em Administração - Linha de Pesquisa: Estratégia e Gestão Organizacional (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 2014). Especialista em Gestão Empresarial (Universidade do Contestado - UNC, 2011). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior (Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, 2009). Pesquisadora da Universidade do Contestado (UNC). Experiência na área de Estratégia, Gestão do Conhecimento, Criatividade e Inovação. Coordenadora do Curso de Graduação em Administração, Docente e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Administração e Ciências Contábeis (GEPACC) na Universidade do Contestado (UNC). Integrante do Conselho Editorial da Revista de Gestão e Secretariado (Qualis - B2).

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigo