INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO: O CASO IKEA

Autores

  • Roberto Minadeo Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v15n3.p379-397

Resumo

A internacionalização da economia se iniciou na indústria, estendendo-se aos serviços. O artigo trata da internacionalização do varejo, com o estudo de caso do maior varejista mundial de móveis. O ingresso de varejistas estrangeiros no país e a ida ao exterior de varejistas nacionais demandam estudos sobre internacionalização. A escolha da Ikea foi por ser apontado na literatura que seu sucesso se deu em parte ao seu processo de internacionalização. As principais conclusões foram que seu sucesso se baseou em: a) parcerias diversas; b) design de produto; c) criação de um formato de lojas com oferta de vantagens competitivas; e d) cultura de projetar, produzir, embalar e vender móveis. Com isso, obteve um modelo que se adaptou no exterior. Palavras-chave: Varejo. Internacionalização. Estratégia Empresarial.

Biografia do Autor

Roberto Minadeo, Faculdade Novos Horizontes

Secretária

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Publicado

2009-03-10

Edição

Seção

Artigo