INTERNACIONALIZAÇÃO OU INTERNALIZAÇÃO?

Autores

  • Luiz Fabiano Soeth Univali
  • Jerusa Pereira Faqueti Ern Univali

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n3(Jul/Set).p433-444

Palavras-chave:

Internacionalização, Teorias Econômicas de Internacionalização, Gestão Estratégica.

Resumo

O processo de internacionalização por meio de importação e exportação é complexo à medida que depende de diferentes leis em cada país, diferentes culturas, fatores econômicos como crises e variação cambial e tributária. Desde 2007, que já perpassa 10 anos, a estratégia de internacionalização por meio da importação de produtos funcionou muito bem para a empresa de Fernando. Já a exportação sempre esteve em segundo plano, ocorrendo apenas por meio de oportunidades oriundas dos próprios clientes, sem investimento em desenvolvimento pela empresa. Porém, a partir de 2014 esse cenário mudou e pode colocar à prova a estratégia adotada. Fernando vivenciou um dilema e precisou adotar estratégias que compreendiam a continuidade da internacionalização da sua empresa, por meio de investimento em importação ou exportação, ou internalização dos processos produtivos. O objetivo deste caso de ensino é estimular a discussão sobre temas ligados à internacionalização, como importação e exportação, processo de internacionalização, teorias econômicas de internacionalização, gestão estratégica e estratégias empresariais. A utilização desse caso é indicada para disciplinas de Internacionalização e Gestão Estratégica para cursos de graduação e pós-graduação com ênfase em internacionalização.

Biografia do Autor

Luiz Fabiano Soeth, Univali

Administração - Internacionalização

Jerusa Pereira Faqueti Ern, Univali

Administração - Internacionalização

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Publicado

2017-11-17

Edição

Seção

Caso para Ensino