A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO COMO UM CAMPO CIENTÍFICO

Autores

  • Deranor Gomes Oliveira Universidade federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p547-567

Palavras-chave:

educação para o empreendedorismo, empreendedorismo, análise bibliométrica.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é fornecer a evolução longitudinal da dimensão conceitual da educação para o empreendedorismo como um campo científico, bem como sua caracterização em forma de estágios entre os anos de 1990 e 2013. O estudo apoiou-se na análise de copalavras para descrever as interações temáticas invisíveis, que existem entre diferentes estágios temporais do processo evolutivo da educação para o empreendedorismo. Foi utilizada uma amostra constituída de 274 artigos ISI publicados nos principais jornais eletrônicos, internacionalmente reconhecidos pela comunidade científica, indexados à plataforma Web Of Science para uma análise bibliométrica. Os resultados revelam um campo eclético, multifacetado e interdisciplinar, passando pelos estágios: embrionário, de crescimento, de crescimento rumo à maturidade e de maturidade científica. Sugerem, ainda, ligações importantes entre a educação para o empreendedorismo, as intenções empreendedoras, a autoeficácia empreendedora, o desenvolvimento de competências empreendedoras e o contexto cultural.

Biografia do Autor

Deranor Gomes Oliveira, Universidade federal do Vale do São Francisco

Colegiado do Curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

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Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Artigo