A comissão de integração ensino e serviço regional: sua trajetória no estado de Santa Catarina

Autores

  • Juliana Vieira de Araújo SANDRI
  • Suzany de Fátima Henchoste OLIBONE
  • Rita de Cassia Teixeira RANGEL
  • Elenice Maria PATERNO
  • Milenny Valérie Lopes DE PAULO
  • Caroline BITTELBRUNN

DOI:

https://doi.org/10.14210/rbts.v3n2.p57-71

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Educação. Pessoal de Saúde.

Resumo

Com a finalidade de apoiar tecnicamente e de contribuir no processo de monitoramento e avaliação das ações educativas em saúde previstas no artigo 14 da lei 8.080/90 e na NOB/RH – Sistema Único de Saúde, foram instituídas as Comissões de Integração Ensino e Serviço Regionais e Estaduais (CIES). Este artigo objetiva apresentar temas fundamentais da trajetória de participação da CIES Regional no Estado de Santa Catarina. Estudo qualitativo documental através das atas das reuniões da CIES Estadual (2011 a 2014). Os resultados apontam que a pesquisa multicêntrica e a parceria entre CIES, Comissão Intergestora Regional (CIR e Instituições de Ensino) foram importantes para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS no estado e que o trabalho coletivo desenvolvido nas CIES Regionais e Estadual possibilitam a remodelação e a execução do Plano de Ação de Educação Permanente em Saúde.

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Publicado

2017-04-26